6 dicas para você montar um infraestrutura de TI na sua empresa

A importância de uma infraestrutura de TI para empresas

Todo empreendedor precisa conhecer os itens essenciais para o desenvolvimento do seu negócio. E investir numa boa infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) não é uma decisão a ser considerada apenas por grandes empresas. Companhias de todos os portes beneficiam-se ao adotar soluções oferecidas por esses recursos tecnológicos. Entre as vantagens para o seu negócio, posso citar a eficiência no controle do desempenho da organização e sua consequente melhoria, corte de despesas e a possibilidade de apresentar prazos menores aos clientes. Com maior agilidade, a sua empresa torna-se mais competitiva, atributo indispensável no mercado atual.

Saiba mais sobre alguns recursos oferecidos por ferramentas de TI

Mesmo que a razão de ser da companhia não seja relacionada à web, é inegável que qualquer escritório faz uso da internet de alguma forma, como, por exemplo, para o contato com o público e comunicação interna. Portanto, é importante ter uma conexão de boa velocidade. Indico que você busque uma banda larga de, no mínimo, 10 Mbps e revise com frequência seu contrato com o provedor de serviços de internet para que o plano não fique defasado.

A partir da possibilidade de armazenamento de dados em nuvem, a disponibilização e envio de informações foi amplamente facilitado. Com esse método, você consegue acessar diversas aplicações e documentos em variadas plataformas mesmo fora do ambiente de trabalho. Isso reduz consideravelmente os gastos com internet porque a computação em nuvem não exige uma infraestrutura completa de TI.

Se você gerencia um restaurante, os tablets e handhelds (computadores de mão) auxiliam na hora de anotar os pedidos. Dessa forma, há menos chance de erro na operação, que passa a ser realizada mais rapidamente. Além disso, uma infraestrutura de TI permite o controle de estoque e a gestão de redes sociais, ferramentas fundamentais para o comércio. Ou seja, são muitas as razões para se pensar agora mesmo numa estrutura de TI para o seu empreendimento. Confira a lista com 6 recomendações que eu formulei para ajudá-lo nesse processo.

6 dicas para você montar uma infraestrutura de TI na sua empresa

1) Pense na tecnologia como parceira do seu negócio

Investir em sistema de TI é como estabelecer uma relação de trabalho vantajosa. Seu negócio terá o suporte tecnológico necessário para expandir e gerar maiores retornos. Além de se produzir mais em menos tempo, a instalação da infraestrutura de TI auxilia na comunicação entre os setores da companhia bem como com os clientes. Por isso, os benefícios são válidos para companhias de todos os tamanhos.

2) Contrate um profissional que entenda sua demanda

Quando for chamar um profissional para estabelecer suas plataformas de TI, é vital que você escolha alguém que tenha experiência no segmento e saiba adaptar os recursos de acordo com as exigências da sua empresa. O técnico precisa compreender quais são as demandas do seu serviço para orientá-lo sobre as alternativas mais adequadas disponíveis no mercado. Isso certamente otimizará os gastos da instalação e fará com que os resultados venham com mais rapidez.

3) Tenha um plano de desenvolvimento e investimento em melhorias

Para que sua organização possa se desenvolver, é essencial que você estabeleça um projeto de investimento em áreas que melhorarão o funcionamento da companhia. Reservar parte do orçamento para instalação de meios TI é uma excelente maneira de se empregar esse dinheiro.

4) Defina o tipo de solução em TI você precisa

Relacionado à sugestão 2, você tem que se envolver na tomada de decisões sobre as plataformas de TI que serão usadas. Ninguém melhor do que o dono do negócio para conhecer em profundidade as solicitações do seu serviço. Por isso, pense junto com o técnico. Descreva com detalhes seu método de trabalho e as necessidades que se apresentam.

5) Contrate um serviço que esteja dentro do seu orçamento

Estabeleça um valor para ser gasto em TI e procure cumpri-lo para não ter problemas financeiros mais adiante.

6) Busque empresas que ofereçam treinamento e assessoria

Decida por uma empresa de TI que vá além da simples instalação do sistema. Centralize as funções e contrate a companhia que inclua também treinamento dos funcionários para que eles aprendam como as ferramentas tecnológicas funcionam. É indispensável que seja fornecida ainda assistência em caso de eventuais problemas com o equipamento.

Um abraço e Sucesso!

Thiago Dias

CEO – Softec