Como montar uma estrutura básica de TI na sua empresa

O setor de Tecnologia de Informação (TI) de uma empresa deve ser considerado uma área de extrema importante e necessária para empresas que buscam utilizar a tecnologia a favor do seu crescimento. Além disso, o setor de Tecnologia irá ajudar o negócio a reduzir custos, trocar documentações de forma segura, realizar diferentes relatórios e principalmente proteger todo o trabalho da sua equipe contra possíveis perdas.

 

Para montar uma estrutura básica de TI na sua empresa é preciso levar em conta todas as necessidades que este setor exige, como por exemplo, oferecer máquinas e uma estrutura de boa qualidade do qual ajudará a Ti a solucionar diferentes problemas com maior competência, menos tempo e assim em diante. Buscar a ajuda de um profissional qualificado é essencial, pois ele saberá quais os itens fundamentais para criar essa estrutura básica do setor de Ti. Pensando nisso listei algumas dicas para você que pensa grande e sabe que a tecnologia pode ser uma aliada para o crescimento do seu negocio. Confira:

 

O que é indispensável para criar uma estrutura básica de TI

 

Para criar uma estrutura básica de TI é necessário analisar todas as necessidades da empresa, além de todos os programas, máquinas, entre outros equipamentos que a sua equipe necessitará para realizar suas funções. Uma estrutura básica antes de qualquer coisa se preocupa com a segurança, por isso, um bom antivírus corporativo irá garantir que ameaças externas como vírus, malwares, entre outras afete as rotinas dos seus funcionários, além da proteção dos arquivos e o perfeito funcionamento dos computadores.

 

Outra necessidade importante é a instalação de um sistema de firewall e backup que também vão ajudar na proteção de todos os arquivos da empresa, além de servir como um possível recuperador (no caso do backup) de dados, programas e afins. Outro ponto muito importante é o servidor, ele deve ser um item muito bem pesquisado, pois necessita ser confiável, seguro e que tenha capacidade de rodar um sistema operacional competente e seja preparado para atender as principais funções 365 dias do ano.

 

Outro quesito importante é a organização de todo o setor de Tecnologia de Informação . Ter uma estrutura de cabos organizada evita problemas futuros, podendo prejudicar todo o funcionamento do setor. Além disso, a organização de todos os cabos facilitará os momentos de alteração dos mesmos, consertos de estrutura e assim em diante.

 

Se você ainda tem dúvidas do porque e como montar uma estrutura de TI dentro da sua empresa, entre em contato com um de nossos consultores e lhe ajudaremos. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de ouro para o seu negócio.

 

Um abraço e até a próxima!

 

Thiago Dias

CEO – Softec